Acará-do-congo

           

Amatitlania nigrofasciata

Nome Popular: Acará-zebra, Nigro, Convict, Acará-do-congo

Família: Cichlidae

Distribuição: América Central. Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua e Panamá.

pH: 7.0 – 8.0 dureza: 9 – 20  temperatura: 20º – 30ºC

Tamanho adulto: 15 cm (comum 10cm)

Sociabilidade: Territorial e agressivo, manter com cilídeos do mesmo porte e igual agressividade. As fêmeas tem maior tolerância umas com as outras

Manutenção: Fácil

Zona do aquário: Todas

Aquário mínimo: 100litros apenas para o casal — apreciam pedras e substratos arenosos.

Alimentação: Onívoro. Aceitam ração de boa qualidade e específicas para ciclídeos, alimentos vivos. Apreciam vegetais em sua dieta.

Características: Espécie de comportamento agressivo e territorialista especialmente em época de reprodução. O dimorfismo sexual é bem aparente, a fêmea é bem menor e apresenta um colorido alaranjado na barriga. Depois de formado o casal a fêmea escolhe um lugar para desovar (um vaso de barro é uma boa opção de toca) ela coloca de 40 a 150 ovos que são fertilizados pelo macho, os alevinos nascem em aproximadamente dois dias e consomem seu saco vitelino em alguns dias, assim que o saco vitelino acabar deve-se iniciar uma alimentação a base de náuplios de artêmia. Depois que os filhotes passam a nadar livremente os pais perdem o interesse pela prole. Recomenda-se separar a fêmea até que ela fique pronta para a próxima reprodução (a barriga com um forte alaranjado indica que ele está mais uma vez pronta para reproduzir). Essa espécie é erroneamente descrita como acará-do congo, uma vez que ele é natural da América central e não da República Federativa do Congo (país africano). Seu estado natural é cinzento com listras escuras, mas uma variedade pseudo-albina foi desnvolvida em cativeiro.