Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
VOTAÇÃO
Gostou Do Site?
Sim.
Não.
Precisa Melhorar.
Ver Resultados


Rating: 2.8/5 (672 votos)



ONLINE
1





Partilhe esta Página


camarão red cherry
camarão red cherry

                   

 

Nome comum: Camarão Cherry Vermelho / Red Cherry Shrimp
Nome CientíficoNeocaridina heteropoda var. red
Origem: Tailândia
Tamanho macho/fêmea: 2.0 / 2.5 cm
Têmperatura da água: 22º - 28 °C
Parâmetros da água: pH 6.5 - 8.0
Taxa de reprodução: Muito alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Muito Fácil


Visão global

O Red Cherry é sem dúvida o camarão mais popular devido à sua capacidade relativamente fácil de se reproduzir, bem como sua capacidade de viver em água com vários parâmetros diferentes. A maioria dos aficionados por camarão começa com esta espécie devido aos seus poucos requisitos e também para aprender sobre camarões anões de maneira geral. Depois de adquirir experiência no hobby através da criação do Red Cherry, a maioria dos hobistas cria espécies mais difíceis, como Tiger e o Red Crystal. Outros nomes para esta espécie são Cherry, Cherry Red ou mesmo camarão Cereja e a sigla RCS significa simplesmente Red Cherry Shrimp (RCS). 

Um camarão para iniciantes

Eu recomendo fortemente que todo recém-chegado ao hobby de criação de camarão de água doce comece com o Red Cherry. Este camarão vai lhe ensinar muito, e os erros provocados, inclusive a morte de camarões, podem ser superados devido à sua grande capacidade de reproduzir. Você também não vai querer cometer erros com outras espécies mais caras. Os camarões Red Cherry são os camarões mais baratos no hobby.

Origem 

O camarão Red Cherry é uma das espécies mais seletivas, sua coloração foi lentamente desenvolvida a partir de sua forma selvagem. Seu criador, que é desconhecido, separou da forma selvagem a mutação que apresentou a coloração avermelhada, e os criou até que todos desenvolvessem o vermelho forte. Muito obrigado a quem completou essa tediosa tarefa de selecionar um a um para reprodução. Para obter mais informações sobre o tipo selvagem, visite a página de informações da espécie para a Heteropoda Neocaridina. Na foto abaixo repare na discreta coloração avermelhada e nas pequenas manchas vermelhas na forma selvagem. Além disso, observe a sela verde.


Parâmetros da água 

O camarão Red Cherry pode tolerar diferentes parâmetros da água. Eu os mantive em uma faixa de pH de 6,0 a 8,0, água mole e dura, temperaturas de 22oC a 29oC e em diversos substratos como ADA Aquasoil e cascalho normal. É muito comum que o Red Cherry pode viver na maioria dos aquários de água doce e que não contenham predadores. Algumas pessoas já mantiveram essas espécies in lagos e em aquários sem filtros, o que entretanto não recomendo. Em outras palavras o Red Cherry é o camarão mais resistente para aquários de água doce.

Alimentação 

Alimentando os camarões Red Cherry também é fácil como eles aceitam virtualmente qualquer tipo de camarão e alimentação de peixes. Eles comem qualquer derivado de espinafres , abobrinha, algas, flocos de camarão, flocos de peixes, minhocas, e muito mais. Red Cherry Shrimp não são muito exigentes. Tempo de alimentação é um bom indicador da saúde e também se o seu Red Cherry Shrimp estão produzindo bem. Se uma colônia de Red Cherry Shrimp é saudável, então ele irá correr para a comida e saltar todos uns sobre os outros na tentativa de agarrar uma mordida para comer, quase como formigas. Se o enxame o alimento que é um grande sinal e, claro, se você ver os bebês que é um sinal que as coisas estão indo muito bem. Alimentação sem entusiasmo e escondendo constante da Cherry Red Shrimp é um bom indicador de que as coisas não são boas. 

A melhor forma de alimenta-los é uma vez por dia. Apenas uma quantidade de alimento que o camarão pode terminar no prazo de 2-3 horas, no máximo. Não é bom alimenta-los em excesso para ter comida sobrando no aquário por muito tempo. Superalimentação (overfeeding) é uma conhecida causa de morte e também pode causar deteriorar a qualidade da água. Lembre-se que os camarões são necrófagos por natureza. Eles comem tudo o que encontrar e não são acostumados a uma fonte de alimento constante (24/7). Não alimentar por um ou dois dias não irá prejudicar esta espécie em nada. Às vezes eu não os alimento por alguns dias para deixar o camarão limpar seus sistemas e manter a água limpa, ao mesmo tempo.

Sexagem 

O camarão Red Cherry é extremamente prolífico, o que significa que eles se reproduzem rapidamente e praticamente todo o dia. Uma colônia saudável se multiplica rapidamente e as fêmeas estarão constantemente grávidas. É típico uma gestação de 30-45 dias até a eclosão dos ovos. A melhor maneira de saber se uma mulher se aproxima de seus ovos para incubação é pelo aparecimento de um conjunto de olhos no interior de cada ovo. Isso é fácil de detectar se você saiba o tempo de gestação. Outra maneira de saber é pelo aparecimento de uma nova sela quando a fêmea ainda possui ovos. O surgimento da sela é a indicação de que a fêmea está se preparando para ter um novo conjunto de ovos e que os seus ovos perto de eclodirem. Veja a foto abaixo para ver os ovos com olhos. 


Sexagem 

Sexagem com o Red Cherry é muito fácil. As fêmeas são fáceis de identificar, como elas são maiores que os machos, têm uma coloração vermelha muito mais escura, e também têm um baixo ventre entre curvas. Na foto abaixo você pode ver como o macho é menor, tem pouca coloração vermelha e "sob a barriga" é uma linha reta com nenhuma forma curva. Depois de manter o Red Cherry em por um período curto, você já será capaz de reproduzi-los sem nenhum problema. 
 

As fêmeas também têm uma “sela” que é o nome comum para os ovos que ainda estão nos ovários, situado atrás da cabeça na parte superior do fundo. É assim chamado devido à semelhança de uma sela que você iria encontrar em um cavalo. A maioria dessas selas é de cor amarela, porém também pode ser verde. As selas são um sinal de maturidade sexual, sinal de que logo ela terá seus ovos fecundados. A teoria sobre o motivo da sela ser verde é baseada no fato de que os selvagens Neocardina Heteropoda têm uma sela verde. Pensa-se que o verde da sela reemerge devido à genética de tipo selvagem. 

Os ovos da fêmea Cherry Red Shrimp são na maior parte amarela, mas pode ser verde também. Se a sela está verde, os ovos serão verde e vice-versa. Não há diferença entre ter ovos ou ovos verde amarelo. Um não é melhor que o outro e também não é um indicador de saúde. Por favor, veja as fotos abaixo para diferentes colorações de selas e os ovos na fêmea do camarão Red Cherry.