Piranha Vermelha

                    

 

 

Pygocentrus nattereri

Nome Popular: Piranha de barriga vermelha, piranha vermelha, red pirana, piranha-caju

Família: Characidae

Distribuição: América do Sul, Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata, São Francisco e Açudes do Nordeste.

pH: 5.0 – 7.4 dureza: < 20 temperatura: 23ºC a 28ºC

Tamanho adulto: 50 cm (comum 30cm)

Sociabilidade: Agressivo e predador, pode atacar membros da mesma espécie

Manutenção: Médio

Zona do aquário: Fundo / Meio

Aquário mínimo: 150cm x 50cm x 50cm (375 L)

Alimentação: Onívoro (essencialmente carnívoro). Peixes, répteis, crustáceos bentônicos, insetos, moluscos e secundariamente frutos e plantas. Em aquarios alimentos vivos e pedaços de carne (não aceita alimentos secos)

Características: Tem a reputação de ser um dos peixes de água doce mais ferozes do mundo com seus dentes afiados capazes de arrancar pedaços de suas presas. Como o seu nome comum sugere, possuem a barriga vermelha quando adultos, característica principal da espécie, embora quando jovens possuam uma cor prateada com manchas pretas . Contudo, apesar da sua reputação este peixe é passível de se manter em aquários desde que respeitado suas exigências básicas.

Reprodução: Embora pouco perceptível, os machos são ligeiramente menores que as fêmeas, esta possui coloração mais avermelhada na parte inferior de seu corpo. Vistos de frente, machos possuem barriga em forma de V, enquanto fêmeas em U.Esta espécie reproduz-se entre Abril e Maio durante a estação das chuvas. O macho constrói um ninho entre as rochas e a vegetação enquanto espera pela fêmea. Esta, pode produzir cerca de 600 ovos que o macho fertiliza, após o qual se torna extremamente territorial durante a desova. Assim que os ovos eclodem, ambos os progenitores guardam a prole. A sua reprodução, apesar de difícil, é possível em aquário.