Potamotrygon hystrix
Nome Popular: Arraia Manchada, Arraia Cocau, Arraia Porco-espinho, Porcupine river stingray
Família: Potamotrygonidae
Distribuição: América do Sul: Bacia do Rio Paraná até Paraguai
pH: 6.0 – 7.0 dureza: < 10 temperatura: 24º – 26°C
Tamanho adulto: 40cm (peso médio adulto 15Kg)
Sociabilidade: Sozinho ou grupo (excelente com outras espécies), pacífico, predador
Manutenção: Médio
Zona do aquário: Fundo
Aquário mínimo: 200x60x60 (720L)
Alimentação: Carnívoro. Alimenta-se principalmente de invertebrados bentônicos e pequenos peixes. Em aquário dificilmente aceita rações, preferindo alimentos vivos ou alimentos congelados. Quando jovens alimenta-se de alimentos vivos como artêmias, larvas de mosquito e pequenos caracóis. Adultos alimentam-se de peixes, caracóis grandes e pedaços de carnes magras como de peixes, camarão, mariscos, frango e coração de boi.
Características: Esta espécie possui um belo e excelente padrão de camuflagem, sendo encontrado parcialmente escondido no fundo de areia. Com este comportamento, aliado a sua perfeita imobilidade a sua capacidade homócromo, torna-se praticamente imperceptível a olhos nus humano e para suas potenciais presas. Como qualquer espécie da família, apresenta rabo equipado com um ou mais espinhos que caem espontaneamente e são substituídos 2 ou 3 vezes ao ano. Sua coluna vertebral é revestido com muco extremamente tóxico produzido pelas células da pele, que pode infligir dolorosas feridas. Pode ser confundido com holótipos coletados no Peru, segundo especialistas, trata-se de espécies totalmente diferentes.
Reprodução: Sexuada (fecundação interna). Período de gestação varia entre 26 e 28 semanas. Amplitude etária menor que 60 meses para machos.