A espiga espécies Ctenochaetus strigosusé conhecido sob muitos diferentes nomes em inglês, como Kole tang, Amarelo olho kole tang, Amarelo-olho tang, tang Goldeneye, surgeonfish manchado, surgeonfish Bristletoothed, Goldring surgeonfish, surgeonfish manchado, Magro de dentes surgeonfish, Amarelo surgeonfish olhos, Yelloweye surgeonfish, Goldring Bristletooth, e manchado Bristletooth.
A Kole palavra vem do Havaí e se pronuncia " carvão e- ".
Entre 1955 e 2001, a espiga Kole (Ctenochaetus strigosus ), o Bristletooth Bluelip ( Ctenochaetus cyanocheilus ), o anel de ouro indiana ( Ctenochaetus truncatus ), ea espiga Vermelho-manchada ( Ctenochaetus flavicauda ) foram agrupados e identificados por Randall como o Strigosus complexo. As quatro espécies são muito semelhantes em aparência e podem ser facilmente confundidos entre si. Eles, no entanto são originários de diferentes partes do oceano e os seus padrões de cores um pouco diferentes.
Ctenochaetus strigosus não foi avaliado para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Além de ser uma espécie de aquário populares, a espiga Kole é por vezes utilizado como alimento. Relatos deciguatera envenenamento existe.
Distribuição geográfica, habitat e hábitos
A espiga Kole é encontrado no Pacífico Central. Na Central Pacífico Oriental, encontra-se em torno de Havaí ea ilha Johnston. No Centro-Oeste do Pacífico, que habita as águas da Austrália.
Este é um recife associadas espécies com uma profundidade faixa de 1-113 metros / 3-370 pé. É encontrada principalmente para baixo para 12 metros / 40 pés. Você pode encontrar espigas Kole em águas rasas de lagos profundos e recifes exteriores onde vivem mais de rocha de coral, e escombros.Eles preferem ambientes onde as marés fortes manter a água altamente oxigenada. Os adultos vivem sozinhos, enquanto os juvenis podem formar grupos soltos. Esta é essencialmente uma espécie dia-activos.
Tamanho e aparência
O maior cientificamente medido Kole tang foi de 14,6 cm / 5,7 pol
A espiga Kole é marrom escuro com listras amarelas horizontais numerosas correndo ao longo de seu corpo. A cabeça é adornada com pequenos pontos azuis. O olho é grande e circundado por um anel amarelado pálido.
Juvenis podem ter pontos em vez de listras e são amarela no topo da dorsal fin . A bordas anel azul do olho e parte inferior da barbatana anal é forrado em azul.
Assim como os outros cirurgiões, a espiga Kole tem um "bisturi" (um espinho) na base de sua tailfin que é usado para proteção e para estabelecer o domínio. Quando a coluna não está em uso, a espiga Kole irá mantê-lo dobrado para baixo dentro de uma ranhura.
Diferentemente da maioria dos outros tangs dos Acanthuridae da família, a espiga Kole tem 8 espinhas dorsais em vez de 9.
Kole tang cuidado
Esta é uma espécie bastante resistentes famosos por sua capacidade de algas comer. Considera-se um peixe manutenção médio. Não é aconselhável para abrigar uma espiga Kole em um menor aquário de 90 litros / 340 litros. É uma das mais tímida espécies de espiga e que é muito importante para lhe fornecer esconderijos bons o aquário , incluindo fendas em que podem procurar abrigo durante a noite. O ideal é incluir lotes de rockwork no set up. Grandes quantidades de rocha viva e areia ao vivo vai aumentar a oferta de alimentos e permitir que o peixe para levar a cabo a sua natural alimentação comportamento . Também deve haver muito espaço para nadar.
Espécimes adultos vivem sozinhos na natureza, mas pode ser possível para abrigá-los em grupos no aquário. Eles podem se tornar agressivos uns com os outros, de modo a manter um olho neles. A espiga Kole também pode lutar outras espécies seu próprio gênero. É mais seguro para abrigá-lo com espigas que parecem diferentes quando se trata de forma do corpo e padrão de cor. A espiga Kole é uma espiga relativamente pacífica e habitação com espécies agressivas nunca é recomendado.Também evitar espécies com as mesmas necessidades alimentares específicas, a menos que seu aquário é muito grande e prolífico.
A espiga Kole é considerado seguro e coral invertebrados seguro.
A temperatura da água recomendada quando mantendo espigas Kole é de 72 - 78 ° F / 22-25,5 ° C. Mantenha a gravidade específica no intervalo de 1,020-1,025 e o valor de pH a 8,1-8,4. Água bem arejado é de importância fundamental. Proporcionar forte água movimento em pelo menos uma parte do aquário.
A espiga Kole tem um relativamente pequeno "bisturi", mas você ainda precisa ter cuidado ao manusear este peixe. Se você for ferido pela espinha, pode causar a descoloração e inchaço. A dor pode durar várias horas e existe um elevado risco de infecção.
A espiga Kole é sensível ao tratamento prolongado de cobre, porque o cobre pode prejudicar a microfauna importantes presentes no seu sistema digestivo. Como os membros dos Acanthuridae família não produzir uma grande quantidade de muco, eles são mais propensos a ser vítimas de parasitas externos, como marinha ich. Na natureza, a espiga Kole é conhecido por buscar wrasses mais limpas dos Labroides gênero para manter parasitas da pele em cheque. No aquário, ele pode ser uma boa idéia para fornecer seu tang Kole com pelo menos algum tipo de produto de limpeza de camarão limpo, por exemplo, ou Gobies Neon (Gobiosoma spp.).
Alimentando Kole tang
A espiga Kole pertence a um grupo de peixes conhecidos como "dente de cerdas" ou "dentes do pente" espigões. Estes peixes são equipados com várias fileiras de pequenas pente flexíveis como os dentes (até 30 dentes) que eles usam para alimentar rica em detritos de algas minutos. Eles passam a maior parte do seu tempo levantando e analisando material de detritos e algas em busca de comida.A boca é protuberante e funciona como um aspirador de pó. Muitas vezes, é possível até mesmo ver as marcas dos lábios no vidro do aquário quando um kole Tang limpou as algas formulário área. A espiga Kole é famoso pela sua paixão de algas filamentosas. crescimento de algas Natural e acúmulo de detritos devem ser incentivados no aquário desde que este faz é possível para o tang Kole para realizar saídas ele comportamento alimentar natural. A menos que você tem um aquário enorme e muito prolífico, você precisa para completar a comida natural para evitar deficiências nutricionais. O ideal é alimentar seus espiga muitas rações pequenas ao longo do dia, em vez de apenas uma ou duas refeições principais. Uma alimentação insuficiente irá aumentar o risco de doença de doença da linha, por exemplo lateral (LLD).
Além de alimentos naturais, você pode, por exemplo, dar o seu Kole tang algas marinhas, abobrinha cozida, alface e branqueados. Também é uma boa idéia para adicionar um alimento em flocos de alta qualidade rica em vitamina C na dieta, de preferência um que contenha spirulina. A espiga Kole ama todos os tipos de algas secas, por exemplo, nori. Esta espécie é comumente vista como um herbívoro, mas ele realmente precisa, ocasionalmente, porções de comida de carne para ficar feliz e saudável a longo prazo. Você pode, por exemplo, ele alimentação mysid camarão e salmoura camarão .
Criação de Kole tang
É difícil espigas Kole sexo com base na aparência exterior. O peixe macho podem mudar as suas cores um pouco ao cortejar.
Não temos nenhuma informação sobre Kole tang criação em aquários.