Beijador (Helostoma temmincki)
Os Beijadores são peixes muito bonitos para se criar em aquários comunitários, eles são originados da Tailândia e Península da Malásia. Ganharam esse nome de “beijador” pelo fato de terem um costume de contrair as mandíbulas de forma frequente, mas eles não fazem isso por “charminho”, e sim para medir forças, os Bettas medem força através das belas cores e nadadeiras e os Beijadores através dos Beijos.
Ambiente ideal para os Beijadores
Eles gostam de PH neutro, a temperatura pode ser igual das Colisas(25 graus), gostam de aquários bem plantados, principalmente com Elodéia, adoram nadar em grupos, gostam de aquário grande, se o aquário não for grande ele não vai chegar em grande proporções.
Reprodução
A reprodução dos Beijadores é quase impossível, se ouve muito pouco de pessoas que conseguiram a reprodução deles, eles se diferem dos demais anabantídeos(já que quase todos reproduzem fácil em cativeiro) talvez porque em aquários eles não conseguem chegar a maturidade sexual.
Agressividade dos Beijadores:
Ao contrário do que todos pensam, os Beijadores podem se tornar peixes muito agressivos, e poucos sabem que os Beijadores são anabantídeos, por isso é bom fazer um ambiente ideal para ele, se ele não gostar muito de seus companheiros ou do ambiente pode mostrar que ele não só beija.
Beleza dos Beijadores:
Os Beijadores são peixes lindos, tem ótima conformação de nadadeiras e cores suaves, tem a cor um pouco arrosada, embelezam um aquário quando são bem tratados.
Alimentação dos Beijadores:
Preferem ração flocada, adoram rações da Tetra, mas procure variar um pouco, sempre dê comidas vivas, isso vale para todos os anabantídeos.