Astronotus ocellatus
Nome Popular: Oscar, Apaiari, Velvet cichlid
Família: Cichlidae
Distribuição: América do Sul: bacia do rio Amazonas, no Peru, Colômbia e Brasil, Guiana Francesa. No Brasil também é encontrado no Paraná, Rio Paraguai e rio Negro.
pH: 5.8 – 7.4 dureza: 5 – 19 temperatura: 22º – 28ºC
Tamanho adulto: 45cm (comum 30cm)
Sociabilidade: Sozinho ou grupo (boa com outras espécies), predador
Manutenção: Fácil
Zona do aquário: Todas
Aquário mínimo: 100x40x50 – aquário deverá estar munido de troncos e rochas formando refúgios
Alimentação: Onívoro. Sua dieta primária consiste em insetos aquáticos e terrestres, embora pequenos peixes sedentários como peixes gato e crustáceos são consumidos, secundariamente plantas e sementes. Em cativeiro aceita alimentos comerciais sem dificuldades. Esta espécie possui grande necessidade de Vitamina C para não desenvolver problemas de saúde.
Características: Embora possa encontrar espécimes selvagens no comércio, a grande maioria é proveniente de pisciculturas ornamentais. Esta espécie literalmente não é um bom candidato para aquários cuidadosamente decorados, gostam de cavar o substrato desenterrando plantas e muitas vezes reorganizam a decoração do tanque a seu modo, além de poder quebrar equipamentos, devendo o aquarista proteger os mais frágeis como os termostatos. Muito comum na aquariofilia devido sua inteligência e resistência, sendo indicado tanto para os aquaristas mais experientes ou iniciantes.
Largamente monomorfa sexualmente, embora os machos cresçam mais rapidamente. Notado em grupos de ocorrência natural que os machos possuem manchas escuras na base da nadadeira dorsal. Ovíparo, disseminador de objetos (troncos, folhas largas ou rochas.)