Peixe Cofre

                        


Samurais eram os cavaleiros do antigo Japão. o peixe cofre está totalmente fechado em sua caixa óssea ou cofre. Esta caixa feita de placas regulares sextavadas, deixa de fora só a cauda, assemelhando-se a uma armadura dos samurais. Suas cores brilhantes variam do verde-pálido com manchas e faixa azuis, até o amarelo ou castanho com manchas azul-vivo, branco ou púrpura, dependendo da espécie. Algumas espécies são chamadas peixe vaca por causa dos chifres ósseos na cabeça.

    A carapaça torna o peixe cofre pesado e desajeitado. Ele vive nos corais das águas tropicais, triturando carapaças de animais com suas mandíbulas de fortes dentes.

 

Bem fechado na sua casca, como uma tartaruga, ele nada com dificuldade, utilizando para isso a cauda como remo rígido. os grandes olhos, dos lados da cabeça, são como escotilhas. Para respirar basta-lhe manter os lábios em movimento, fazendo com que a água circule sobre as pequenas brânquias internas. Este é um peixe solitário: ele envenena a água em que vive, de modo que ele pode ser fatal a outro peixe. Os ovos são microscópicos. As larvas que sobrevivem adquirem uma carapaça após uma semana, ficando parecidas com uvas.

 

Filo: Chordata

Superclasse: Pisces

Classe: Osteichthyes

Ordem: Tetraodontiformes

Família: Ostraciontidae

 

Características:

Comprimento: 30 cm

Alimento: moluscos, crustáceos, coral