faca palhaço

 

 

Nome Popular:
Faca Palhaço
Outros nomes conhecidos: 
Mystus chitala, Notopterus ocellifer, Chitala ornata
Nome Científico:
Notopterus chitala
Família:
Notopteridae (Notopterídeos)
Origem:
Sudeste Ásia: Tailândia, Burma, Grandes Ilhas Sunda
Dimorfismo sexual
Desconhecido.
Sociabilidade:
Peixe de atividade noturna. Os animais são brigões e irritados entre a mesma espécie. Com o avanço da idade, tornam-se solitários. Família patriarcal.
Manutenção recomendada:
Os limites do aquário devem ser bem plantados, sempre deixando espaço suficiente para que possam nadar. Construa abrigos de pedras ou raízes. Utilize plantas flutuantes para amenizar o efeito da luz. A água deve ser mole (Aproximadamente 5dGH) e ligeiramente ácida (pH 6.0 a 6.5). Mantenha um peixe por aquário ou separe indivíduos agressivos em aquário separado, quando identificado.
Reprodução:
Há sucessos de reprodução em cativeiro. A reprodução do Notopterus chitala é semelhante ao do Notopterus notopterus. Os animais desovam em um substrato dura (pedra, madeira). Os ovos são guardados e ventilados pelo macho. Na natureza, o cuidado em "chocar" os ovos são importantes pois oxigena os ovos, e com a "ventilação" feita pelo macho, os sedimentos trazidos pela movimentação da água são removidos. 
Alimentação:
Os animais são predadores vorazes. Eles comem comida viva de todos os tipos (minhocas, insetos, larvas de inseto, moluscos, outros peixes). Carne e crustáceos picados também são aceitos.
Notas especiais:
Notopterus chitala é o maior representante da família. Em casos excepcionais, indivíduos podem atingir 1 metro de comprimento. Nas suas terras de origem são apreciados como iguaria alimentar.
Temperatura ideal:
24 a 28 graus
PH Ideal:
6.0 a 6.5
GH Ideal:
Aproximadamente 5dGH
Tamanho do peixe adulto:
Até 1 metro
Tamanho aquário recomendado:
120cm
Região do aquário:
Meio e fundo do aquário
Dificuldade de criação: (1 a 4)
3: Recomendado para aquaristas avançados