Nome Científico: Epalzeorhynchus kalopterus
Família: Ciprinídeos
pH range: 7.0
Clima: 24º – 26°C
Biótopo: Rios com densa vegetação aquática e água bem oxigenada
Tamanho: Máximo 15 cm
O peixe Flying Fox é um dos mais coloridos entre os comedores de algas, e por essa razão, ele ganhou muita popularidade nos Estados Unidos em relação ao Crossocheilus siamensis e o Falso Siamês. É originário das águas da Tailândia, Sumatra e Bornéu.
Descrição:
Possui o formato do corpo muito parecido com o dos Comedores de Algas Siameses. A cor em geral é marrom e a listra preta na horizontal do corpo, vai desde o nariz até a bifurcação da cauda, assim como nos Crossocheilus siamensis, mas a parte da listra que atravessa a cauda é mais escura e grossa. Há também uma faixa dourada que acompanha a listra preta. Na parte dorsal, cauda e nadadeiras pélvicas há um tom escuro com as pontas claras brilhantes. Possui dois pares de barbatanas. O tamanho máximo já encontrado foi de 15cm e não há diformismo sexual conhecido.
Comportamento:
A espécie adulta é territorial e agressivo com peixes da mesma espécie.
Necessidades:
O pH ideal é próximo de 7.0, temperatura entre 24° e 26°. O Flying Fox gostam mais de algas quando são jovem e também comem todo tipo de alimento vivo, ração e plantas. Nunca foi reproduzido em cativeiro. O tamanho mínimo necessário para o aquário é de 80 litros.
Compatibilidade:
Flying Fox pode ser mantido em um aquário comunitário, mas em seu território, ele poderá perseguir violentamente outros peixes. Lembrando que não deve ter outro peixe da mesma espécie.